Pós-Graduação Stricto Sensu
Mestrado em Bioenergia

PROGRAMA ASSOCIADO EM REDE DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOENERGIA - PPGB

MESTRADO RECOMENDADO PELA CAPES - CONCEITO 3

O curso de Pós-Graduação em Bioenergia Stricto Sensu, nível de Mestrado Acadêmico, possui área de concentração em Biocombustíveis, foi aprovado em 02 de outubro de 2009 pelo CTC-ES/Capes, iniciou suas atividades em março de 2010 e foi homologado pelo Conselho Nacional de Educação através da Port. MEC 979, de 26/07/2012, em sua seção 1, página 10.

Este é um Programa Associado em Rede, sendo esta constituída pelas seguintes IES e institutos de pesquisa: Embrapa- PR, Iapar, Tecpar, UEL, UEM, UEPG, Unicentro, Unioeste, UFPR e UTFPR.

Destas, a UEL, UFPR, UEM, UEPG, Unioeste e Unicentro são instituições nucleadoras, responsáveis por todas as atividades administrativas e pedagógicas do Programa, sendo as demais instituições colaboradoras.

Dadas as potencialidades e vocação agrícola do Paraná, a temática da Bioenergia, vem sendo incentivada por políticas públicas desde que o Governo do Estado do Paraná, por meio do decreto lei nº 2101, de 10/11/2003, instituiu o Programa Paranaense de Bioenergia. Este Programa tem a finalidade de gerir e fomentar ações de pesquisa, desenvolvimento, aplicações e uso de biomassa no território paranaense, com foco na produção e na aplicação do biodiesel como biocombustível, não só adicionando-o à matriz energética como buscando o cuidado com a preservação do ambiente e o estímulo ao desenvolvimento sustentável do Estado e da região.

Considerando que no Paraná reside um grande número de Instituições de ensino superior e de pesquisa, as quais abrigam grande capacidade de infra-estrutura e de recursos humanos qualificados e são, em parte, consolidadas e reconhecidas como importantes instituições acadêmicas e geradoras de conhecimento científico, verificou-se a necessidade de consolidar e ampliar a formação de recursos humanos qualificados para atuar na temática Bioenergia com foco nos Biocombustíveis.

Atualmente a UEM que sedia as atividades com a Coordenação Geral do Programa, com o prof Dr Nehemias Curvelo Pereira, e como seu vice-coordenador geral, e vice-coordenador local da Unicentro, Prof. Dr. Paulo Rogério Pinto Rodrigues.

 




INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA-PR)
Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR)
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)

TECPAR
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)


Universidade Estadual do Centro-Oeste
Rua Salvatore Renna - Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
(antiga Rua Presidente Zacarias de Góes)
CEP 85015-430
Guarapuava - PR
<< voltar