
173

Aspectos políticos e 
econômicos da  te-
levisão brasileira 
Aspectos políticos y económicos de la 
Televisión brasileña

Ivonete	da	Silva	LOPES1

Resumo: O	 artigo	 	 apresenta	 a	 história	 da	 televisão	
aberta	do	Brasil	sob	os	aspectos	políticos	e	econômicos.	
Sustenta	que	o	Estado		contribuiu	de	forma	direta		para	
a	formação	do	oligopólio,	que	ainda	caracteriza	o	setor,			
por	meio	da	distribuição	das	concessões,	durante	o	regi-
me	militar			para	os	aliados	políticos;	com		investimento	
na	infraestrutura	tecnológica	que	permitiu	às	emissoras	
que	atuavam	no	âmbito	 local	 	se	organizar	em	redes;	e	
através	do	apoio	financeiro	e	político	que	favoreceu	 	a	
permanência	de	certas	emissoras	e			a	retirada	de	outras	
do	mercado.	 Essas	 práticas	 não	 foram	 completamente		
dissipadas	na	histórica	 recente	do	país	que	 teve	gover-
nantes	 de	 diferentes	matizes	 políticas,	 contudo	 poucas	
ações	foram	empreendidas	para	democratizar	o	cenário	
midiático.	

Palavras-chave: televisão,	mercado	televisivo,	oligopó-
lio,	regulação.

Resumen: El	artículo	presenta	la	historia	de	la	televisión	
en	Brasil	en	los	aspectos	políticos	y	económicos.	Argu-
méntase	que	el	Estado	ha	contribuido	directamente	a	la	
formación	del	oligopolio,	que	aun	caracteriza	al	sector,	
a	través	de	la	distribución	de	las	concesiones	durante	el	
régimen	militar	a	sus	aliados	políticos,	con	las	inversiones	
en	infraestructura	tecnológica		que	permitió	a	las	emiso-
ras	se	organizarse	en	redes.	También		mediante	el	apoyo	
financiero	y	político	que	favorecía	la	retención	de	ciertos	
emisoras	y	la	retirada	de	otras	del	mercado.	Estas	prácti-
cas	no	han	sido	completamente	disipadas	en	los	recientes	
gobiernos		del	país,	que	tuvo	presidentes	de		diferentes	
matices	 políticos,	 pero	 pocas	 acciones	 se	 han	 tomado	
para	democratizar	el	panorama	mediático.

Palabras clave:	televisión,	mercado	televisivo,		oligopo-
lio,	regulación.
1	Doutoranda	no	Programa	de	Pós-Graduação	em	Comunicação	da	
Universidade	 Federal	 Fluminense	 (UFF).	 Bolsista	 da	 Fundação	 de	
Amparo	à	Pesquisa	do	Estado	do	Rio	de	Janeiro	(Faperj).	

A	história	da	televisão	brasileira	está		vinculada	
ao	poder	econômico	e	político.	Surgiu,	em	1950,	como		
mais	um	empreendimento	dos	Diários	e	Emissoras	As-
sociados	de	Assis	Chateaubriand	que	na	época			reunia	
15	emissoras	de	rádio,	além	de	 jornais,	revistas,	editora	
de	livros	e	agências	de	notícias	(JAMBEIRO	et	al,	2004).	
Dessa	maneira,	já	nasce	fazendo	parte	de	um	conglome-
rado	comunicacional	e	de	uma	concentração	cruzada	de	
propriedade,	ou	seja,	de	vários	veículos	de	comunicação	
pertencentes	a	um	mesmo	proprietário.	

	 Chateaubriand	 além	 de	 empresário	 poderoso,	
sempre	 teve	 laços	políticos	 fortes,	 	 eleito	 senador	pelo	
seu	Estado	natal,	a	Paraíba2	e,	posteriormente,	pelo	Ma-
ranhão	por	meios	nada	ortodoxos.	Segundo	Sérgio	Capa-
relli	(1982,	p.57),	o	forte	de	Chateaubriand	decididamen-
te	não	era	o	seu	lado		empresarial,	“mas	a	capacidade	de	
tirar	o	máximo	proveito	de	uma	situação	política	relati-
vamente	fluida,	 da	 qual	 participou	diretamente,	 para	 ir	
estendendo	a	sua	rede	de	veículos	de	comunicação	pelo	
país,	numa	mistura	de	sagacidade,	audácia	e	oportunismo	
ao	mesmo	tempo”.

	Chateaubriand	 domininou	 a	 primeira	 fase	 da	
televisão,	considerada	de	1950		até	a	entrada	da	Globo	
no	mercado,	em	1965.	Fase		denominada	por	Sérgio	Ca-
parelli	(1982)	como	a	do	“Império	de	Chateaubriand”	e	
por	César	Bolaño	de	“mercado	concorrencial”	 .	Nesse	
período	houve	crescimento		pequeno	desse	meio	de	co-
municação.	No	ano	posterior	à	instalação	da	Tupi,	a	te-
levisão		chegou	ao	Rio	de	Janeiro	e	nos	anos	seguintes	a	
Porto	Alegre,	Curitiba,	Salvador,	Recife,	Campina	Gran-
de,	Fortaleza,	São	Luís	e	Goiânia	(PRIOLLI,	2003).	Mes-
mo	estando	presente	em	vários	estados,	a	 televisão	era	
regional,	cada	emissora	produzia	seu	próprio	conteúdo,	
e	filmes	estadunidenses	preenchiam	a	grade	de	progra-
mação.	O	alcance	do	sinal	constituia	um	problema	para	o	
aumento	da	audiência,	os	telespectadores	podiam	captar	
o	 sinal	 num	 raio	máximo	de	 100	quilômetros	 do	 local	
onde	estava	instalado	o	transmissor	de	imagens.	Com	a	
invenção	do	videoteipe	na	década	de	1960,			a	produção	
realizada	no	eixo	São	Paulo-Rio	de	Janeiro	passou	a	ser	
gravada	e	distribuída	às	emissoras	espalhadas		pelo	Bra-
sil.

	Segundo	Caparelli	(1982),	a	fase	inicial	foi	mar-
cada	pelo	oligopólio	de	Chateaubriand	e	pela	presença	
2	 Segundo	o	 livro	 “Chatô,	 o	Rei	 do	Brasil”,	 de	Fernando	Moraes,	
Chateaubriand	resolver	ser	senador	pela	Paraíba	em	1951,	no	entanto	
as	eleições		haviam	ocorrido	no	ano	anterior.		Com	apoio	do	então	
presidente,	Getúlio	Vargas,		motivou	a	reunúncia	do		senador	eleito	e	
seu	suplente		com	a	garantia	de	cargos	públicos	para	ambos	e,	assim,	
novas	eleições	foram	convocadas	e	Chateuabriand	eleito.	Em	1954,	a	
prática	anterior	foi	novamente	aplicada,	mas	agora	em	outro	estado,	
o	Maranhão.	



174

do	capital	nacional	nas	empresas.	Cabe	relembrar	que	na	
época	as	empresas	não	podiam	 ter	capital	 estrangeiro3.	
Bolaño	 (2004)	 sublinha	que	apesar	da	concentração	da	
televisão	em	torno	dos	Diários	Associados,	o		que	pode-
ria	significar	alguma	vantagem	na	concorrência	em	rela-
ção	às	empresas	de	menor	capital	financeiro,	o	mercado	
brasileiro	 era	 relativamente	 competitivo.	 As	 emissoras	
ainda	que	integrassem	o	mesmo	conglomerado	“só	po-
deriam	funcionar	como	pequenas	empresas	isoladas	em	
suas	cidades,	concorrendo	em	nível	 local	 	pelos	 	anun-
ciantes	e	audiência.	A	fragilidade	de	capital	colocava-as	
numa	posição	de	dependência	em	relação	aos	anuncian-
tes	e	as	suas	agências”	(BOLAÑO,	2004,	p.103).

	Na	análise	do	autor	havia	uma	certa	mobilida-
de	no	mercado,	as	barreiras	se	restringiam	basicamente	
a	conseguir	a	concessão	junto	ao	Governo	Federal	para	
instalar	um	canal	de	televisão.	Entre	as		empresas	consti-
tuídas	na	época	havia	a	TV	Paulista,	criada	em		1952,		do	
deputado	 federal	Oswaldo	Ortiz	Monteiro,	 que	 poste-
riormente	foi	repassada	às	Organizações	Victor	Costa;	a	
TV	Record,	em	1953,	propriedade	de	Paulo	Machado	de	
Carvalho	–	que	já	era	concessionário	da	Rádio	Record4,	
e	a	Excelsior,	em	1960;	do	grupo	empresarial	Simonsen.	
O	cenário	apontado		indica	que	desde	a	gênese	da	tele-
visão	as	relações	políticas	e	o	capital	econômico	foram	
fundamentais	para	o	estabelecimento	e	manutenção	das	
emissoras.	As	principais	delas		pertenciam	a	empresários	
da	comunicação	ou	a	conglomerados	econômicos,	como	
a	Excelsior.	Nesse	período	o	papel	do	Estado,	segundo	
Bolaño	(2004)	ficava	restrito	a	distribuição	das	conces-
sões,	sem	intervir	na	organização	do	setor.

A contribuição do Estado para a formação do 
oligopólio televisivo

Profundas	 transformações	 marcaram	 a	 traje-
tória	da	televisão	a	partir	do	golpe	militar	de	1964.	Ao	
contrário	da	primeira	fase,	o	período			foi	caracterizado	
pela	 forte	 intervenção	 estatal.	A	 interferência	pode	 ser	
apontada,		no	mínimo,	em	três	aspectos:	1)	a	criação	da	
infraestrutura	tecnológica	com	a	qual		foi	possível	o	de-
senvolvimento	nacional	por	meio	da	formação	de	redes;	
2)		o	poder	de	conceder	a	outorga,	censurar	o	conteúdo	
3	A	Ementa	Constitucional	nº	036/2002	mudou	a	regra	e	estabelece	
que	“pelo	menos	setenta	por	cento	do	capital	total	e	do	capital	vo-
tante	das	empresas	jornalísticas	e	de	radiodifusão	sonora	e	de	sons	e	
imagens	deverá	pertencer,	direta	ou	indiretamente,	a	brasileiros	natos	
ou	naturalizados	há	mais	de	dez	anos,	que	exercerão	obrigatoriamente	
a	gestão	das	atividades	e	estabelecerão	o	conteúdo	da	programação”.	
Disponível	online	em:	http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/consti-
tuicao/emendas/emc/emc36.htm	
4	Paulo	Machado	de	Carvalho	também	foi	chefe	da	delegação	brasi-
leira	na	Copa	do	Mundo.	

e	distribuir	a	publicidade	governamental;	e		3)	através	da	
concentração	do	poder	 	que	 facilitou	ao	 regime	vigen-
te	escolher	os	atores	que	permaneceriam	no	mercado		e		
contribuir	para	a	retirada	de	outros.

O	Estado	investiu	na		expansão	da	televisão	im-
plantando,		em	1968,	o	Sistema	Nacional	de	Telecomuni-
cações	e	a	Embratel,	criada	um	ano	antes.	Assim,	o	pro-
jeto	de	integração	nacional	foi	possível		com		a	criação	
da	 	 rede	básica	de	microondas	que	 interligou	 as	várias	
regiões	do	país	por	sistema		de	telefonia	e	transmissão	de	
TV,	rádio	e	dados	(PRIOLLI,	2003).			

Conforme	 Caparelli	 (1982),	 a	 medida	 	 benefi-
ciou	 	o	 setor	econômico	como	um	todo.	As	 indústrias	
passaram	a	dispor	de	um	meio	de	comunicação	nacional	
e,	potencialmente,	poderiam	vender	mais	e	ampliar	seu	
faturamento,	benefício	que	atingiu	também	os	meios	de	
comunicação.	O	 investimento	 feito	pelo	governo	 	 teve	
motivações	políticas	e,	principalmente,	visava	 	 a	 	 segu-
rança	nacional		que	significava	a	proteção	das	fronteiras	
contra	 a	 pretensa	 ameaça	 comunista.	 A	modernização	
das	telecomunicações		facilitou		a	integração	do	país		a	
uma	economia	de	mercado.

Além	do	 investimento	na	 infraestrutura	 tecno-
lógica,	a	produção	dos	receptores	foi	nacionalizada	e	os	
governos	militares	 também	 abriram	 crédito	 para	 	 esti-
mular	 a	 	 compra.	Conforme	demonstra	Bolaño	 (2004)	
a	evolução	dos	televisores	em	uso	no	Brasil5.	Em	1964,	
pouco	menos	 de	 1,7	milhão	 de	 aparelhos	 estavam	 em	
uso	no	país,	dos	quais	336	mil	ainda	eram		preto	e	bran-
co.	Seis	anos	depois	o	total	era	de	4,5	milhões	(816	mil	
preto	e	branco)	e	em	1979	o	volume	chegava	a	quase	17	
milhões,	sendo	que	desse	total	próximo	de	1,6	milhões	
eram	aparelhos	preto	e	branco.

	A	atuação	do	Estado	no	 setor	buscava	o	 con-
senso	político	 em	 torno	do	novo	 regime,	 enquanto	os	
empresários,	 uma	maior	 rentabilidade	 econômica.	 “No	
entanto,	[essas]	são	ocorrências	de	superfície,	pois	geral-
mente	os	interesses	do	Estado	e	desses	grupos	finalmen-
te	se	rearticulam”	(CAPARELLI,	1982,	p.11).	As	princi-
pais	emissoras	estavam	no	eixo	Rio	de	Janeiro-São	Paulo,	
onde	 também	 localizavam-se	 os	 principais	 empresas	 e	
agências	publicitárias.	Dessa	forma,	além	da	concentra-
ção	econômica	ocorreu	também	a	concentração	geográ-
fica,	com	essas	duas	cidades	como	centro	produtores	de	
conteúdo	para	todo	o	país.

	As	redes	de	televisão,	embora	funcionassem	de	
forma	 rudimentar	 antes	de	1969,	 com	a	 cópia	de	pro-
gramas	 de	 sucesso	 e	 a	 sua	 venda	 a	 outras	 emissoras,		

5	O	autor	referido	construiu	a	tabela	com	base	nos	dados	da	Abinee	
–	Associação	Brasileira	da	Indústria	Eletro	e	Eletrônica.



175

somente	a	partir	desde	ano	 rompe-se	o	 isolamento	 re-
gional	 e	 homogeneiza-se	 a	 programação.	 Equacionado	
o	 problema	 de	 infraestrutura,	 as	 emissoras	 precisavam	
garantir	 	a	audiência.	De	acordo	com	Marildo	Nercoli-
ni	(2011,	p.16),	a	alternativa	foi	investir	em	um	formato	
de	programação	ainda	sem	parâmetros	e	os	profissionais		
oriundos	de	outro meio	de	comunicação.	Segundo	o	au-
tor:	“	Não	é	de	se	estranhar,	por	exemplo,	que	três	das	
principais	estratégias	usadas	na	montagem	da	programa-
ção	estivessem	diretamente	vinculadas	a	fórmulas	de	su-
cesso	provenientes	do	rádio:	programas	musicais,	futebol	
e	novelas”.

	De	outro	lado,	para	garantir	a	estrutura	nacio-
nalizada,	 a	 afiliação	 foi	 a	 	 	 estratégia	 adotada.	A	medi-
da	reduzia	os	custos	de	instalação	pelo	interior	do	país,	
porém	driblava	a	legislação.	O	Decreto-lei	nº	236/1967	
que	complementa	e	modifica	o	Código	Brasileiro	de	Te-
lecomunicações	 (CBT),	 de	 1962,	 estabelece	 limites	 de	
propriedade.	Cada	emissora	podia	 ter	no	máximo	 	dez	
emissoras		em	todo	território	nacional,	sendo	no	máxi-
mo	cinco	em	VHF	e	duas	por	Estado.  Através	da	afi-
liação,	 as	 emissoras	 conseguiram	 	 expandir	 	 seu	 sinal	
pelo	país,	ao	mesmo	tempo		esse	instrumento	tornou-se	
praticamente	a		saída	para	a	manutenção	das	emissoras	
pequenas	(BOLAÑO,	2004	).	Para	afiliar-se,	o		canal	lo-
cal	pode	apenas	retransmitir	a	programação	da	emissora	
líder,	denominada	no	Brasil,	como	“cabeça	de	rede”.	

	Priolli	(2003,	p.20)	chama	a	atenção	para	a	lógica	
do	modelo	econômico	da	televisão.	Segundo	o	autor,	“a	
gestão	comercial	privada,	sempre	regulado	pela	necessi-
dade	de	reduzir	custos	e	ampliar		lucros,	[...]	reduziu	as	
estações	 regionais	a	meras	 repetidoras	de	programação	
“nacional”	vinda	do	Rio	e	de	São	Paulo”.	Além	da		afilia-
ção	ser	um	negócio	favorável	às	emissoras	centrais,	enfa-
tiza	Jambeiro	(2001)	que	a	TV	assumiu	um	papel	de	des-
taque	para	legitimação		das	propostas	do	regime	vigente	
em	relação	à	política,	à	economia	e	à	cultura	e,	também,	
foi	criada	para	promover	a	segurança	nacional	e	viabilizar	
o	desenvolvimento	industrial.

	A	primeira	tarefa	foi	promover	a	rápida	indus-
trialização	do	país,	criando	assim	oportunidades	de		tra-
balho;	a	segunda	foi	estimular		um	mercado	de	consumo	
em	massa		para	bens	materiais	e		simbólicos.	“Acima	das	
duas		tarefas	–	e	também	acima	de	qualquer	outra	coisa	–	
estava	o	desejo	de	esmagar	qualquer	tipo	de	ato	ou	pen-
samento	 socialista	 e	 esquerdista,	mesmo	quando	 ‘mas-
carado’	como	democrático”	(JAMBEIRO	et	al,	2001,	p.	
73-74).	

O	Estado	ao	criar	a	infraestrutura	que	permitiu	a	
integração	das	emissoras	em	redes,	concentrava	o	poder	

de	outorgar	as	concessões	–	o	que	certamente	não	seria	
distribuído	às	pessoas	que	eram	 inimigas	do	 regime.	E	
por	essa	razão	é	que		Murilo	César	Ramos	(2000)		carac-
teriza	essa	época,	na	qual	aconteceu	o	desenvolvimento	
do	sistema	de	comunicação	brasileiro,		pelo	compadrio,	
patronagem,	clientelismo	e	patrimonialismo.	Essas	 	 ca-
racterísticas	 	que	 	associadas	a	uma	estrutura	política	e	
social	 arcaica	 e/ou	 anti-moderna,	 	 desenvolveu	 pelo	
Brasil	 e	 se	 sofisticou	por	meio	do	 rádio	e	da	 televisão.	
Ou	 seja,	 esses	 meios	 de	 comunicação	 serviram	 como	
instrumentos	 de	 reforço	 de	 dominação	 e	 manutenção	
de	injustiças	sociais,	bem	como	simultaneamente	foram	
instrumentos	de	reforço	ideológico	para	um	grupo	eco-
nômico-político-militar	 que	 estava	 governando	 o	 país	
antidemocraticamente.	

	O	 sistema	 de	 concessões	 adotado	 não	 contri-
buiu	 	 para	 favorecer	 o	 pluralismo	 ideológico	 existente	
no	país,	mas,	ao	contrário,	reforçou	o	monopólio	dentro	
de	um	bloco	ideológico	identificado	como	a	doutrina	de	
Segurança	Nacional.	“A	filtragem	dos	detentores	de	con-
cessões	favorece	uma	censura	indireta,	operada	pela	raiz,	
e	eventualmente,	há	facilidades	para	difusão	da	ideologia	
dos	grupos	dominantes	no	aparelho	de	Estado”	(CAPA-
RELLI,	1982,	p.165).	

Além	da	 censura	 indireta	 através	da	qual	 eram	
escolhidos	 os	 concessionários	 de	 televisão	 e	 rádio,	 	 os	
meios	de	comunicação	eram	sempre	avaliados	pelo	Ser-
viço	 Nacional	 de	 Informação,	 da	 Polícia	 Federal,	 dos	
Centros	de	Informações	das	Forças	Armadas	e	dos	in-
formantes	 (SIMÕES,	 2003).	 	E	 	 	 atingia	 	 até	 as	 emis-
soras	 	mais	 afinadas	 com	o	 regime,	 como	 é	o	 caso	da	
TV	Globo,	que	na	década	de	1970,	apesar	de		transmitir	
notícias	em	favor	do	governo	militar	em	seus	telejornais	
e	“	mais	que	as	outras	redes	tinha	boas	relações	com	os	
militares	–	sofreu	censura	de	natureza	moral,	econômica	
e	política,	em	suas	telenovelas,	telejornais	e	programas	de	
entretimento”	(JAMBEIRO,	2001,	p.81).	 O	 	 governo	
militar	não	apenas	proibia	a	veiculação	de	determinado	
conteúdo	como	também	podia	prender.	A	Lei	de	Segu-
rança	Nacional,	por	seu	lado,	estabeleceu	que	o	uso	de	
qualquer	meio	de	comunicação	de	massa	para	fomentar	a	
subversão	contra	a	ordem	pública	e	social	podia	acarretar	
de	15	a	30	anos	de	prisão.

	O	controle	do	Estado	se	dava	de	múltiplas	for-
mas	e,	talvez,	uma	das	mais	eficientes	fosse	a	financeira.	
Glaucio	Ary	Dillon	Soares	(1989)	aponta	que	as	pressões	
econômicas	por	parte	dos	militares	foram	fundamentais	
para	silenciar	os	veículos	que	não	comungavam	com	o	
regime.	Cita	o	exemplo	do	Correio da Manhã, que		em	um	
editorial	explicava	a	situação	vivenciada:	“A	publicidade	



176

do	Estado,	financiada	pelos	contribuintes,	 representan-
do	36%	do	total	do	mercado	publicitário,	foi	sonegada	
maciçamente	 a	 uma	 instituição	 com	 quase	 70	 anos	 de	
relevantes	serviços	(...)”6,	conforme	afirma	o	texto:

Premiavam,	 com	 o	 dinheiro	 do	 povo,	
o	 apoio	 político	 à	 ditadura,	 e	 puniam,	
também	com	o	dinheiro	do	povo,	aque-
les	que	se	opunham	a	ela.	[...]	Num	país	
em	que	 o	Estado	 desempenha	 um	pa-
pel	 econômico	e	financeiro	 fundamen-
tal,	 houve	 até	 efeitos	 secundários,	 isto	
é,	 empresas	 privadas	 que,	 diretamente	
coagidas	 ou	 simplesmente	 receosas	 da	
suspensão	 de	 negócios	 com	 o	 Estado,	
suspenderam	a	sua	própria	publicidade	
(SOARES,	1989).	

	Conforme	demonstrou	Soares	(1989),	o	Estado	
como	medida	de	retaliação,	além	de	não	repassar	verbas	
publicitárias	ainda	coagia	empresas	privadas	a	fazê-lo,	di-
ficultando	sobremaneira	a	manutenção	financeira	dessas	
empresas.	Uma	das	emissoras	prejudicadas	por	esta	polí-
tica	foi	a	TV	Excelsior,	que	pertencia	ao	grupo	Simonsen	
–	dono	da	Panair	do	Brasil,	concessionário	do	Porto	de	
Paranaguá	e	exportador	de	café.	Bolaño	(2004),	explica	
que	a	Excelsior	foi	o	primeiro	grande	investimento	fei-
to		na	indústria	televisiva,	em	1960.	Dois	anos	depois,	a	
emissora	 atua	 agressivamente	 no	mercado,	 comprando	
uma	moderna	aparelhagem		e	contratando	os	melhores	
profissionais	 com	 altos	 salários.	 No	 entanto,	 quando		
ameaça	tomar	a	liderança	de	audiência,	o	grupo	começa	a	
ter	problemas	com	o	regime	militar:	“Perde	a	concessão	
do	porto	de	Paranaguá,	e	a	Panair	do	Brasil	sobre	inter-
venção	federal,	de	forma	que	são	cortadas	as	possibilida-
des	de	financiamento	à	televisão	[...]”	(Ibidem,	p.107).

Sem	 autonomia	 financeira	 para	 	 manter-se	 no	
mercado,	pois	as	fontes	de	financiamento	(	as	outras	em-
presas	do	Grupo	Simonsen)		tinham	sido	cortadas,	a	TV	
Excelsior	fecha	as	portas	em	1970.	Segundo	a	edição	nº	
345	de		Isto É Dinheiro7,	Simonsen	não	era	de	esquerda	e	
nem	tinha	muita	proximidade		com	o	presidente	deposto	
pelos	 militares,	 João	Goulart.	 “Como	 tantos	 empresá-
rios,	era	governista	por	necessidade.	Em	agosto	de	1961,	
quando	Jânio	renunciou	e	a	direita	tentou	impedir	a	pos-

6	 Disponível	 em:	 http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/
rbcs_00_10/rbcs10_02.htm
7	Texto	de	Ivan	Martins	“Um	empresário	que	ninguém	quer	lembrar”,	
disponível	em	http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/7952_UM
+EMPRESARIO+QUE+NINGUEM+QUER+LEMBRAR

se	de	seu	vice,	Simonsen	engajou-se	ao	lado	da	legalida-
de,	arranjando	 inimigos	entre	militares	e	conspiradores	
civis”	(MARTINS,	2004,	online).	Os	motivos	pelos	quais	
havia	 sido	perseguido	pelos	militares	 foram	 explicados	
nesse	 mesmo	 periódico	 pelo	 advogado	 de	 Simonsen,	
Saulo	Ramos.	 Segundo	 ele:	 	 “Havia	 a	 pressão	das	 em-
presas	americanas	de	café	orquestrada	por	Herbert	Levy;	
havia	a	Varig	que	queria	abocanhar	a	Panair	e	havia	os	
Diários	Associados,	que	tinham	ódio	da	Excelsior.	Mili-
co	algum	agüentaria	tanta	pressão”	(ibidem).	

	Enquanto	perseguia	a	Excelsior,	o	governo	mili-
tar	facilitava	a	vida	da	TV	Globo	que	entrou	em	funcio-
namento	em	1965,	no	Rio	de	Janeiro.	E	em	1966		adquire	
a	TV	Paulista.	Na	época	o	grupo	já	era	proprietário	de	
outros	veículos	de	comunicação:	o	jornal		e	a	rádio		Glo-
bo.	Embora	a	 legislação	brasileira	 	proibisse	 	a	entrada	
de	capital	internacional	nos	meios	de	comunicação	(nor-
ma	alterada	em	2002,	com	a	emenda	constitucional	nº36	
que	permite	30%	de	capital	estrangeiro	nas	empresas	de	
radiodifusão)8,	o	o	grupo	Globo	assinou	acordo	com	o	
Grupo	Time/Life	na	ordem	de	U$1,5	milhão	de	dolá-
res.O	contrato	previa	assistência	 técnica,	administrativa	
(comercial	e	contábil),	e	ensinava		processos	modernos	
relacionados	com	a	programação	e	noticiários.	A	emisso-
ra	entrou	no	mercado	com	uma	condição	privilegiada	em		
termos	de	recursos	financeiros	e	de	orientação	de	uma	
empresa	estabelecida	no	mercado	estadunidense,	onde	a	
indústria	cultural	era	mais	desenvolvida.	

	Os	 concorrentes	 denunciaram	 e	 o	 congresso	
nacional	criou	uma	Comissão	Parlamentar	de	Inquérito	
(CPI)	para	apurar	os	fatos.	Em			1966,	a	CPI	indicou	que	
a	Globo	infringiu	a	Constituição	Federal	 	e	que		a	em-
presa	 estadunidense	 	 estava	participando	da	orientação	
intelectual	e	administrativa	da	TV	Globo.	Os	parlamen-
tares,	 então,	 sugeriram ao poder executivo	 	 cassar	 as	
concessões,	 ou	 seja,	 seguir	 a	 punição	 estabelecida	para	
esse	dispositivo	consitucional.	“Porém,	o	marechal	Cas-
telo	Branco,	[...]	em	vez	de	cassar	a	concessão	através	do	
Contel	[Conselho	de	Telecomunicações],	deu	um	prazo	
de	noventa	dias	para	que	a	emissora	regularizasse	sua	si-
tuação”	(CAPARELLI,	1982,	p.29).

	No	site		Memória Globo	consta	que,	em	outubro	
de	1967,	o	consultor-geral	da	República	Adroaldo	Mes-
quita	da	Costa	emitiu	um	parecer	sobre	o	contrato	Glo-
bo/Time-Life,	considerando	a	inexistência	de	sociedade	
entre	as	empresas	ou	qualquer	interferência	da	empresa	
dos	Estados	Unidos		na	Globo:	

8	Emenda	Constitucional	n.36.	Dsiponível	em:	http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc36.htm



177

A	 situação	 da	TV	Globo	ficou	 oficial-
mente	legalizada.	Mesmo	assim,	Rober-
to	Marinho	resolveu	encerrar	o	contrato	
de	assistência	técnica	com	o	Time-Life	e	
ressarciu	o	grupo	americano	do	dinhei-
ro	desembolsado.	Através de empréstimos, 
tomados em bancos nacionais,	e	empenhan-
do	todos	os	seus	bens	pessoais, pôs	fim	
ao	acordo	com	o	Time-Life	em	julho	de	
1971	 (MEMÓRIA	 GLOBO,	 grifo	 da	
autora)9.

O	 episódio	 mostra	 como	 o	 Estado	 foi	
condescedente	 com	 a	 TV	 Globo,	 porque	 mesmo	
existindo		amparo	legal	para	a	cassação	das	concessões,	
a	opção	foi	por	dar	um	prazo	para	que	a	regularização.	
Segundo	o	Memória Globo,	 o	 acordo	 foi	finalizado	com	
empréstimo	 contraído	 nos	 bancos	 brasileiros.	 Embora	
não	exista	referência	sobre	quais	foram	essas	instituições	
financeiras,	 	 há	 uma	 probabilidade	 dos	 bancos	 estatais	
terem	contribuído	para	que	a	dívida	fosse	saldada	com	
a	Time/Life.	

	Com	 recursos	 internacionais	 e	o	 apoio	do	go-
verno	 militar	 	 à	 permanência	 da	 Globo	 no	 mercado,	
a	 condição	 hegemônica	 dos	 Diários	 Associados,	 que	
marcou	os	primeiros	anos	desse	meio	de	comunicação	
no	Brasil,	 	 foi	substituída	pela	nova	emissora.	Segundo	
Caparelli	 (1982),	 a	 	Rede	Tupi	 não	 conseguiu	 	 superar	
suas	próprias	dificuldades;	 a	 empresa	havia	 	 crescido	à	
sombra	de	governos	populistas	e	não	se	adaptou		à	nova	
realidade.	

Em	junho	de	1980,	o	governo	João	Batista	Fi-
gueiredo	 interveio	 na	 Tupi,	 retirando	 as	 concessões.	
Cinco	 grupos	 se	mostraram	 	 interessados.	 Foram	 eles:	
1)	Henry	Maksoud,	dono	de		um	conglomerado	atuante	
também	na	indústria	cultural		com		a	revista	Visão;	2)	o	
grupo	Abril		do	setor	de	revistas	da	Abril,	com		mais	de	
40	títulos	e	cerca	de	50	por	cento	da	tiragem;	3)	o	grupo	
Jornal	do	Brasil,	que	possuia	também	emissoras	de	rádio;	
4)o	Grupo	Silvio	Santos,	que	já	atuava	na	televisão;	e	5)	
o	Grupo	Bloch,	que	editava	a		Manchete,	fotonovelas	se	
outras	revistas	(ibidem,	p.57).

Caparelli	indica	que	o	grupo		Abril	foi	preterido		
porque	existiam	outros	concorrentes	mais	afinados	com	
o	regime,	como		Silvio	Santos	e	o	Grupo	Bloch.		Além	
dos	sete	canais	da	Tupi,	foram	incluídos	outros	dois	no	
edital.	O	Grupo	Silvio	Santos	ficou	com	quatro	canais	

9	O	Caso	Time-Life	disponível	em:	
http://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,5270-
p-21890,00.html

e	 o	Grupo	Bloch	 com	os	 outros	 cinco.	 Formavam-se,	
assim,	mais	duas	redes	de	televisão.	Silvio	Santos	que	era	
concessionário	do	Canal	 11	do	Rio	de	 Janeiro,	 a	TVS,	
também	possuia	a	metade	da	TV	Record	de	São	Paulo,	e	
com	as	novos	canais	distribuídos	ficou	com	duas	emisso-
ras	em	cada	cidade	–	o	que	era	proibido	por	lei.	Segundo	
Bolaño	(2004),	no	final	de	1985,		o	grupo	Jornal	do	Brasil	
compra	a	parte	de	Silvio	Santos	da	Record.		

Chegou-se	 ao	final	 do	 regime	militar	 com	143	
geradoras	de	televisão,	enquanto	três	anos	antes	do	golpe		
eram		apenas	23	(PIERANTI,	2007).		Nessa	mesma	épo-
ca		foram	criadas	as	redes	de	televisão,	que	como	a		Rede	
Globo,	a	TV	Bandeirantes,	o	SBT	–	Sistema	Brasileiro	
de	Televisão		e	a	TV	Manchete10.As	emissoras	acima	ci-
tadas	estavam		organizadas	em			redes	que	retransmitiam	
o	 conteúdo	 gerado	 nos	 centros	 produtores	 do	 Rio	 de	
Janeiro	e	São	Paulo	para	todo	o	país.

 
Redemocratização e radiodifusão

A	 partir	 	 do	 primeiro	 governo	 que	 sucedeu	 o		
período	autoritário,	tendo	como	presidente	da	Repúbli-
ca	 José	 Sarney	 (1985-1990),	 	 percebe-se	 que	 no	 perío-
do	 de	 transição	 para	 o	 estabelecimento	 da	 democracia	
não	 houve	 uma	 ruptura	 com	modelo	 anterior	 na	 área	
da	comunicação.	Conforme	Leonardo	Avritzer	(1995),	a	
democracia	não	pode	ser	entendida	como	simplesmen-
te	 a	 ausência	 de	 autoritarismo,	 do	 estabelecimento	 de	
eleições	livres	-	a	do	Presidente	da	República	tinha	sido	
indireta	-	e	da	garantira	de	direitos	civis.		Mesmo	com	a		
incorporação	 desses	 elementos	 na	 sociedade	 brasileira,	
no		governo	do	presidente	Sarney	as	concessões	públicas	
da	 radiodifusão	 foram	 ostensivamente	 utilizadas	 como	
moeda	política.	Conforme		Othon	Jambeiro	(2000),	Sar-
ney		negociou	418	concessões	de	rádio	e	televisão	para	
garantir	a	aprovação	pelo	Congresso	Nacional	do	man-
dato	de	 	 cinco	 anos	para	Presidente	da	República.	No	
total,	esse	governo		distribuiu		1028	concessões	de	rádio	
e	TV,	número	que		representa	30%		das	concessões	ou-
torgadas	desde	1922	no	Brasil.

O	 exemplo	 apresentado	 ratifica	 que	 a	 entrada	
do	país	no	 regime	democrático	não	 excluiu	 as	práticas	
anteriores,	indo	ao	encontro	da	análise	feita	por	Avritzer		
da	democratização	brasileira.	Para	o	autor,	o	período	de	
transição	 apresenta	 como	 características	 a	 persistência	
do	comportamento	não	democrático	das	elites	políticas		
que	 continuaram	 utilizando	 estratégias	 patrimonialistas		
ou	 corporativistas.	Avritzer	 (2007,	 p.2)	 asserta	 que:	 “A	

10	Após	a	falência	a	emissora	foi	vendida,	e		transformou-se	na	Rede	
TV.



178

introdução	de	práticas	democráticas	conduz,	na	melhor	
das	hipóteses,	à	disputa	entre	duas	diferentes	culturas	po-
líticas	[democrática	e	antidemocrática]”.		A	saída	do	regi-
me	autoritário	não	representa	a	ruptura		com	as	práticas		
antidemocráticas	de	governo,	podendo	ocorrer	disputas	
entre	elas	no	novo	sistema	político.																																																												

Em	relação	à	comunicação,	percebe-se		a	persis-
tência		das	práticas	antidemocráticas.	Além	do	governo	
Sarney,	 um	outro	 exemplo	 emblemático	 para	 pensar	 o	
processo	aqui	proposto	é	o	do	ex-presidente	da	Repúbli-
ca,	Fernando	Henrique	Cardoso	(1995-2002).O	discurso	
durante	a	sua	gestão	era	de	colocar	fim	ao	uso	histórico	
das	concessões	para	beneficiar	aliados	políticos.	Naquela	
época,	o	ministro	das	Comunicações,	Sérgio	Motta,	utili-
zava	como	exemplo	negativo	o	governo	de		José	Sarney	
(1985-1990),	que	 concedeu	concessões	de	 rádio	 e	 tele-
visão	 	 para	 91	 parlamentares	 do	 Congresso	 Nacional,	
visando	ficar	 cinco	 anos	no	mandato	de	Presidente	da	
República.	

A	partir	de	então,	as	concessões	para	as	TVs	co-
merciais	passaram	a	ser	concedidas	por	meio	de	licitação.	
Enquanto	 encerrava-se	o	período	do	uso	das	outorgas	
para	beneficiar	aliados	políticos,	iniciava-se	outro.	Agora	
a	moeda	de	barganha	política	passaram	a	ser	as	conces-
sões	de	TVs	Educativas.	Até	a	segunda	metade	da	década	
de	1990,	as	20		geradoras	estavam	vinculas	às	universi-
dades	 públicas	 e	 governos	 estaduais	 e	 retransmitiam	 a	
programação	das	TV	Educativa	do	Rio	de	Janeiro	e	da	
TV	Cultura	de	São	Paulo.	

O	 governo	 de	 	 Fernando	 Henrique	 Cardoso	
(1995-200)	adotou	a	mesma	medida	que	havia	criticado	
em	Sarney.	Antes	da	aprovação	da	emenda	constitucional	
que	garantiria	a	sua	reeleição,	distribuiu	1.848	retransmis-
soras	de	televisão.	Entre	elas,	as	de	TVs	Educativas.	Para	
tornar	 essa	modalidade	 de	TV	 	mais	 atrativa	 aos	 inte-
resses	políticos,	as	regras	foram	flexibilizadas.	Primeira-
mente,	 foi	 autorizada	 	 a	 inserção	de	15%	de	conteúdo	
próprio	 e	 veicular	 apoio	 institucional.	No	 ano	 2000,	 a	
flexibilidade	aumentou,	e	os	canais	foram	autorizados	a	
operar	com		totalidade	de	conteúdo	local.	Ressalta-se	que	
mesmo	podendo	gerar	todo	o	seu	conteúdo,	essas	con-
cessões	 continuaram	 a	 ser	 distribuídas	 sem	 licitação	 às	
organizações	não-governamentais	e	sem	fins	lucrativos.		
Enquanto	as	regras	eram	rígidas,	sendo	possível	apenas	
retransmitir	a	programação	das	cabeças-de-rede,	as	TVs	
Educativas	 permaneceram	 vinculadas	 	 ao	 Estado	 por	
meio,	principalmente,	das	universidades	públicas.	

As	alterações	acima	relatadas	ocorreram	na	épo-
ca	da	reforma	gerencial	do	Estado	brasileiro,	e	foi	mar-
cada	 por	 privatizações	 e	 repasse	 de	 serviços	 que	 eram	

prestados	pelo	Estado	para	organizações	não-governa-
mentais.	A	pretensão	do	 governo	 reformador	de	 	Fer-
nando	Henrique	Cardoso		era	deixar	o	Estado	mais	efi-
ciente	e	a	economia	mais	estável,	além	de	pretensamente	
aprofundar	a	democracia.	E	essa	ampliação	da	democra-
cia	 se	 daria	 com	 a	 participação	da	 sociedade	 civil,	 tida	
como	terceiro	setor,	ou	seja,	com	o	repasse	pelo	Estado	
de	alguns	serviços	para	serem	executados	por	organiza-
ções	 não-governamentais	 (ONGs)	 –	 consideradas	 por	
esse	governo	como	mais	eficientes	para	prestar	serviços	
na	área	social	e	científica.	

Na	 avaliação	 desse	 período,	 caracterizado	 pela	
exacerbação	do	neoliberalismo,		Marco	Aurélio	Nogueira	
(2005)	reitera	que	nos	anos	1990	havia	uma	movimenta-
ção	favorável	à	substituição	do	Estado	pela	“sociedade	
civil”	 na	 solução	 de	 diferentes	 problemas	 sociais.	 No-
gueira	 (2005,	 p.86)	 questiona:	 “seria	 a	 ‘sociedade	 civil’	
(...),	capaz	de	gerar	as	condições	para	um	conviver	digni-
ficante,	justo	e	igualitário?”	

Se	tomado	como	objeto	de	análise	a	comunica-
ção,	a	desregulamentação	das		normas	para	as	emissoras	
educativas	e,	praticamente,		a	retirada	do	Estado	do	pro-
cesso	e	o	seu	repasse	às	fundações	não-governamentais	
e	 sem	fins	 lucrativos,	 pode-se	 afirmar	 que	o	 setor	 não	
ficou	mais	democrático	com	a	gestão	dessas	emissoras	
por	organizações	não-	governamentais.	É	o	que	aponta	
a	 	 pesquisa	 realizada	por	mim,	 Ivonete	da	 Silva	Lopes	
(2010)11,		sobre	a	distribuição	das	concessões	educativas		
às	fundações.	Percebeu-se	que		a	flexibilização	das	regras	
provocou	a	corrida	de	diversos	grupos		políticos,	empre-
sariais	 e	 religiosos	 	em	busca	dessas	concessões,	o	que	
resultou	na	 	 implantação	de	mais	de	100	geradoras	em	
todo	o	Brasil.

A	situação	aponta	para	a	necessidade,	conforma	
alertou	 	Antonio	Gramsci	 	 (1999),	de	diferenciar	entre	
os	movimentos	ou	associações	orgânicas,	relativamente	
permanentes,	dos	que	o	autor	caracterizou	como	movi-
mentos	de	conjuntura.	Esses		se	apresentam	como	oca-
sionais	e	envolviam	pequenos	grupos	dirigentes	e	pesso-
as	responsáveis	pelo	poder.	Ou	seja,	as	TVs	Educativas,	
na	 sua	maioria,	 foram	distribuídas	 às	organizações	que	
foram	criadas	 instrumentalmente	para	requerer	as	con-
cessões.	Associações	que	podem	ser	consideradas	como	
espaço	para	afirmação	de	interesses	egoístas	e	corporati-

vos,	segundo	Nogueira:

11	Discussão	 sobre	 o	modelo	 de	 política	 de	 comunicação,	 especi-
ficamente	 sobre	 a	 distribuição	 de	 concessões	 educativas	 na	 disser-
tação	disponível	online	em:	http://www.bdtd.ndc.uff.br/tde_busca/
arquivo.php?codArquivo=3789



179

A	sociedade	civil	que	emerge	dessa	vi-
são	 [neoliberal]	 é	 despolitizadora:	 não	
se	 dispõe	 como	 um	 espaço	 de	 organi-
zação	 de	 subjetividades,	 no	 qual	 pode	
ocorrer		elevação	política	dos	interesses	
econômico-corporativos	ou,	em	outros	
termos,	a	‘catarse’,	a	passagem	do	plano	
‘egoístico-passional’	para	o	plano	‘ético
-político’	(NOGUEIRA,	2005,	p.102).

O	perfil	dos	concessionários	educativos	não	co-
labora	para	emancipação	da	sociedade,	mas	retrata	o	in-
teresse	de	grupos	com	interesses		privados.	Dessa	forma,	
o	governo,	ao	descentralizar	a	gestão	das	TV	Educativas,	
não	corroborou		para	a	ampliação	da	democracia.	Con-
forme	argumenta	Angela	Vieira	Neves,	“nem	sempre	a	
descentralização	acarreta	maior	democracia,	pois	não	é	
sempre	que	o	processo	de	processo	de	partilhar	o	poder	
e	as	decisões	públicas	com		a	população	chega	aos	muni-
cípios”		(NEVES,	2008,	p.13).	

Avanços e recuos no cenário televisivo

	Desde	a	redemocratização,	a	criação	da		Empre-
sa	Brasil	de	Comunicação	(EBC),	gestora	da	TV	Brasil,	
talvez	 tenha	 sido	uma	das	únicas	ações	 implementadas		
com	potencial	para	contribuir	com	o	processo	de	demo-
cratização	 da	 comunicação.	Contudo,	 a	 cultura	 política		
indica	uma	hibridez12,		por	mesclar	ações	que	podem	ser	
consideradas	 importantes	 para	 a	 democratizar	 o	 setor,	
sem,	no	entanto,	alterar	a	infraestrutura		que	mantém	a	
concentração	midiática.

Para	 sustentar	 a	 afirmação	 acima,	 basta	 citar	
que	a	TV	Brasil	foi	constituída,	sem	no		entanto,	regu-
lamentar	em	lei	o	que	seria	a	complementaridade		entre	
público,	privado	e	estatal,	 	presente		no	Artigo	223,	do	
capítulo	V	da	Constituição	Federal.	 	A	regulamentação		
poderia		 indicar	a	possibilidade	de	equilíbrio	na	divisão	
das	concessões,	que	desde	a	origem	da	televisão	no	Brasil	
foram	concedidas	pelo	executivo	federal	ao	setor	priva-
do.	Contudo,	o	referido	texto	sugere	uma	divisão	entre	
estatal	e	público	provavelmente	na	tentativa	de	evitar	o	
que	 havia	 ocorrido	 no	 período	 autoritário,	 no	 qual	 as	
duas	instâncias	estavam	imbricadas.	
12	O	 conceito	 de	 	 hibridação	 cultural	 é	 a	 forma	 como	 de	Néstor	
Garcia	Canclini	(1997)	busca	entender	as	relações	sociais		na	América	
Latina.	O	autor	as	vê	de	uma	forma	mais	complexa,	caracterizadas	na	
modernidade	pela	ruptura	de	fronteiras	rígidas,		rejeitando	a	simplifi-
cação	dicotômica	entre	tradicional	e	moderno,	popular	e	massivo,		lú-
dico	e	racional.	Assim,	a	apropriação	de	tal	noção	pela	Ciência	Política	
destaca	que	as	práticas	autoritárias	não	são	excludentes	no	período	
democrático,	mas	pressupõe	a	hibridização	na	cultura	política	vigente		
imbricando	componentes	autoritários	com	democráticos.

O	 fato	 é	 	 que	 a	 complementaridade	 gera	dife-
rentes	 interpretações.	O	 texto	 “Sistema	público	de	 co-
municação	no	Brasil:as	 conquistas	 e	 os	 desafios”,	 pro-
duzido	pelo	Observatório	do	Direito	à	Comunicação13,		
apresenta	 alguns	 posicionamentos	 sobre	 essa	 questão.	
Para	Valério	Cruz	Brittos	(2009),		o	modelo	deveria	ser	
outro,	porque,	segundo	ele,	a	separação	entre	o	público	e	
o	estatal	acaba	indicando	que	estatal	não	é	público.	“[...]	
quando	o	Estado	entra	para	prover	serviços	públicos	à	
população,	seja	para	a	saúde	ou	educação,	não	deixa	de	
ser	caracterizado	como	público.	Então,	quando	temos	a	
comunicação	estatal,	em	qualquer	plano,	ela	é	necessaria-
mente	pública”.	O	autor	sugere	que	o	ideal	é		pensar	que	
a	existência	de		um	sistema	privado	e	um	público,		po-
dendo	esse	ser	gerido	pelo	Estado,	e	não	dividido	entre		
público	e	estatal.

O	referido	artigo	é	considerado	pelo	professor	
Murilo	 César	 Ramos	 como	 uma	 saída	 que	 beneficiou	
principalmente	o	 segmento	comercial-privado,	pois	 su-
gere		a	existência	de	um	sistema	privado.		Ele	explica	que		
não	existe	sistema	privado	de	radiodifusão;	o	que	há			é	
a	concessão	pelo	Estado,	que		autorizar	o	privado	a	ex-
plorar	comercialmente	o	serviço	público	de	TV	e	rádio:	
“Esta	 suposta	 complementaridade	 acabou	 sendo	 uma	
armadilha,	porque	aparenta	ter	um	sistema	privado	[...].	
Advogando	a	existência	do	sistema	privado,	os	radiodi-
fusores	comerciais	querem	a	máxima	segurança	jurídica	
com	a	máxima	 liberdade	de	mercado”	(RAMOS,	2009,	
p.12).

Ambos	 os	 argumentos	 são	 pertinentes	 para	 o	
debate	 sobre	 comunicação	 pública.	 Aqui,	 concorda-se	
com	Brittos	que	o	estatal	deve	ser	público,	acrescentando	
que	o	grande	desafio	da	democratização	brasileira	é	exa-
tamente	este:	tornar	público	no	sentido	de	socializar	as	
decisões	estatais.	Em	relação	a	Ramos,	de	fato	a	radiodi-
fusão	deveria	ser	entendida	como	pública,	portanto,	des-
de	a	sua	gênese	ela	tem	sido	considerada,	erroneamente,	
como	privada	e	não	como	algo	que	pertença	a	toda		na-
ção.	Assim,	o	Estado	contribui	para	ratificar	a	televisão	
como	 negócio	 privado	 ao	 deixar	 de	 criar	 mecanismos	
efetivos	para	garantir	a	participação	popular	e		também	
por	não	estabelecer	critérios	para	avaliação	periódica		do	
uso	dessas	concessões	pelo	setor	comercial.	

	Retornando	 à	 questão	 da	 complementaridade,	
embora	não	exista	no	texto	constitucional	o	detalhamen-
to	ou,	a	posteriori,	regulamentação	do	artigo	definindo	
a	expressão,	o	termo	indica	o	equilíbrio	na	radiodifusão	
entre	 	os	meios	de	comunicação	geridos	pela	 iniciativa	

13	 Disponível	 em:	 	  www.direitoacomunicacao.org.br/content.
php?option=com...task...



180

privada	e	o	setor	público	ou	não-comercial.	Sugere		mu-
dança	na	infraestrutura,	o	que	poderia	ferir	os	interesses	
dos	grupos	hegemônicos	da	comunicação.	A	 	exemplo	
da	Argentina14,	 onde,	depois	de	muita	polêmica	 envol-
vendo	o	governo	da	presidente		Cristina	 	Kirchner	e	o	
Grupo	Clarín,	foi	aprovado	pelos	deputados,	em	setem-
bro	de	2009,	o	projeto	de	Lei	de	Serviços	de	Comunica-
ção	Audiovisuais.	Nele	se	percebe		avanços	no	sentido	da	
democratização	da	mídia,	garantindo	a	divisão	do	espec-
tro	respectivamente	em	33%	para	o	setor		estatal,	privado	
e	sem	fins	lucrativos.

A	complementaridade	poderia	mudar	o	cenário	
midiádico	brasileiro.	Hoje,	os		dois	principais	grupos	te-
levisivos,	Globo	e	Record	 (essa	a	mais	 antiga	emissora	
do	país,	criada	em	1953)	expandiram	sua	área	de	atuação.	
Segundo	o	portal	da	internet	“Donos	da	Mídia”,	à	Globo	
estão	vinculados	35	grupos	 regionais,	que	controlam	o	
total	de	340	veículos	de	comunicação.	De	sua	proprieda-
de	são	cinco	emissoras	de	televisão	no	canal	aberto	(Glo-
bo	Rio	de	Janeiro,	São	Paulo,	Belo	Horizonte,	Brasília	e	
Recife).	É	dona	da	GloboSat,	a	maior	programadora	de	
TV	paga	da	América	Latina.	Possui	hegemonia	no	seg-
mento	da			TV	por	assinatura	(NET-cabo,		Sky	-satélite)		
com	 cerca	 de	 80%	do	mercado.	Detém	 	 	 sete	 	 canais:	
GNT,	Multishow,	SportTV	1	e	2,	Viva,	Globo	News	e	
Futura.	Além	do	setor	televisivo,		ainda	integra	o	grupo:	
10	emissoras	de	rádio,	da	Globo	Filmes,	no	mercado	edi-
torial	atua	com	17	revistas		e	quatro	jornais.	Ainda	possui	
uma	gravadora,	a	 	Som	Livre,	e	o	portal	da	Internet,	o	
G1.

À	Rede	Record,	a	segunda	maior	rede	em	audi-
ência,	estão	afiliados		30	grupos	.	Controla	direta	ou	in-
diretamente	142	veículos	de	comunicação15.	Na	televisão	
aberta	 possui	 18	 emissoras	 próprias	 e	 	 46	 afiliadas;	 na	
TV	por	assinatura,	a	Record	News,	Record	Internacio-
nal;	duas	rádios:	Record	e	Aleluia,	além	da	Record	En-
tretenimento	e	Record	Mobile,	e	o	portal	da	internet	R7.	
Quatro	jornais	(Correio	do	Povo,	Folha	Universal,	Folha	
Vitória	e	Hoje	em	Dia).

	Se	 tomarmos	 como	 padrão	 de	 análise	 as	 duas	
principais	redes	de	televisão,	a	Globo,	com		122	emisso-
ras	 (próprias	e	afiliadas),	e	a	Record	com	60	emissoras	
próprias	e	afiliadas,	as	duas	organizações	detêm	43%	das	
421	geradoras	de	televisão	aberta	no	Brasil.	Em	relação	
à	audiência,	as	duas	redes	ficaram	em	2009	com	39,2%		
no	horário	nobre,	 	 entre	18	e	24	horas.	Quanto	ao	 fa-
14	 Informações	 sobre	 o	 projeto	 disponível	 em:http://www.
d i re i toacomunicacao.org.br/content .php?opt ion=com_
content&task=view&id=4812
15	Informações	disponível	no	site	“Donos	da	Mídia”	http://donos-
damidia.com.br/rede/21398

turamento,	a	Rede	Globo	deteve	44,4%	e	Rede	Record	
16,9%	do	total	de	receitas	do	setor	em	2009	(KIELING,	
2010).

	A	concentração	de	propriedade	das	 indústrias	
infocomunicacionais,	seja	pela	posse	da	posse	direta	das	
empresas		por	um	um	único	grupo	econômico	ou		atra-
vés	das	afiliações	 	 regionais,	 traz	como	consequência	a	
unificação	da	linha	editorial	que	reduz	a	diversidade	in-
formativa.	Martín	Becerra	e	Guillermo	Mastrini	 (2009)	
advertem	que,	nesses	 casos,	dificilmente	os	 integrantes	
da	mesma	 rede	 assumem	 posições	 divergentes.	O	 que	
significa	 	 que	 as	 associações	 regionais	 estendem	 para	
todo	o	país	a	linha	editorial	ditada	pelos	conglomerados	
centrais,	no	Brasil	localizados	principalmente	no	Rio	de	
Janeiro	e	São	Paulo.	

Neste	sentido,	 	Becerra	e	Mastrini	 (2009,	p.35)	
apontam	outro	problema:	a	concentração	geográfica	da	
produção	de	conteúdos:	“Este	impacto	tambíen	debilita	
el	espacio	público	y	empobrece	la	disposición	de	distin-
tas	versiones	sobre	 lo	real	por	parte	de	 las	audiencias/
lectores,	 condenando	a	una	 subrepresentación	a	vastos	
sectores	 que	 habitan	 el	 ‘interior’	 de	 los	 países”.	 Esse	
aspecto	é	comum	no	Brasil,	e	serve	como	exemplo		as	
imagens	 apresentadas	 pela	 teledramaturgia	 são	 focadas		
principalmente	no	Rio	de	Janeiro	e	difundidas	para	todo	
o	país;		além	do	modelo	de	rede	que	abre	pouco	espaço	
às	afiliadas	para	a	veiculação	de	conteúdos	gerados		nos	

respectivos	estados.	

Considerações finais

A	 	 concentração	 dos	 meios	 de	 comunicação	
em	 poucos	 	 grupos	 familiares/	 empresariais	 e	 	 a	 falta	
de	mecanismos	de	participação	popular	no	setor	talvez	
estejam	entre	os	exemplos	mais	explícitos	da	contradição	
da	democratização	do	país.			Desde	a	formação	do	oli-
gopólio	da	televisão	aberta,		durante	o	regime	ditatorial	
militar	(1964-1985),	pouco	foi	alterado,			pelo	contrário,	
os	grupos	hegemônicos	formados		naquele	período	ex-
pandiram	 seus	 negócios	 e	 tornaram-se	 conglomerados	
multimidiáticos.	Assim	como	também	foram		mantidas	
as	regras	que	regulamentam	a	radiodifusão	(rádio	e	tele-
visão	aberta),	que	permanecem	praticamente	semelhan-
tes,	apesar	da		redemocratização	da	sociedade	brasileira		
ter		ocorrido		há	mais	de	duas	décadas.	

O	marco	regulatório,	estabelecido	em	1962,	por	
meio	do	Código	Brasileiro	de	Telecomunicações	(CBT),	
sofreu	alterações	durante	o	regime	militar	e,	hoje,		apesar	
de	defasado	em	relação	às	transformações	tecnológicas	e	
políticas,	sua	manutenção	é	defendida	pelos	empresários	



181

do	setor,	 e	os	governos	pouco	 têm	feito	para	 alterar	 a	
situação.	

Outro	aspecto	crítico	é	a	rara	participação	social		
na	definição		e	gestão	das		políticas	de	comunicação,	que	
constituie-se	em	um	grande	desafio	à	sociedade	brasilei-
ra.	Embora	 reconheçamos	 a	 necessidade	 de	mudanças	
estruturais	no	setor	para	que	ela	de	fato	se	democratize,	
a	criação	de	uma	rede	pública	pode	contribuir	para	este	
processo.	 Conforme	 lembra	 	 Coutinho(2004,	 p.323)16 
que	 a	 conquista	 de	 espaços	 democráticos	 contribuirá	
para	 o	 avanço	 da	 democratização.	 “É	 preciso	 lembrar	
sempre:	uma	efetiva	democratização	da	cultura	no	Brasil,	
que	 transceda	 a	 alta	 cultura	 dos	 intelectuais	 e	 atinja	 as	
massas,	tem		como	ponto	de	partida	uma	democratiza-
ção	dos	meios	de	comunicação”.	

Referências bibliográficas:

AVRITZER,	 Leonardo.	 Cultura Política, Atores Sociais e 
Democratização: Uma crítica das Teorias da Transição para a 
Democracia.	 Revista	 Brasileira	 de	 Ciências	 Sociais.	 nº28.	
vol	10.	1995.

BECERRA,	Martín;	MASTRINI.	Guillermo.	Los dueños 
de la palabra: acceso, estructura y concentración de los medios en 
la América Latina del siglo XXI.	Buenos	Aires:	Prometeo,	
2009.

BOLAÑO,	 César.	Mercado brasileiro de televisão.Aracaju,	
Educ,	2004

BRASIL.	Emenda Constitucional n.36, de 28 de maio de 2002. 
Disponível	 em:	 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
constituicao/Emendas/Emc/emc36.htm.	 Acesso	 em:	
20/11/2011.

CANCLINI,	Néstor		Gárcia.	Culturas híbridas. Estratégias 
para entrar y salir de la modernidade. México.	Editorial	Gri-
jalbo,	1997.

CAPARELLI,	Sérgio.Televisão e capitalismo no Brasil.	Porto	
Alegre:L&PM,	1982.

COUTINHO,	Carlos	Nelson.	 Intelectuais,	 luta	 política	
e	hegemonia	cultural.	Entrevista	 concedida	a	Dênis	de	
Moraes.	In:	Combates e Utopias: os intelectuais num mundo em 
crise.	Rio	de	Janeiro:	Record,	2004.

DONOS	 DA	 MÍDIA.	 Redes.	 Disponível	 em:	 http://

16	Entrevista	concedida	a	Dênis	de	Moraes	em	“Combates	e	Utopias:	
os	intelectuais	num	mundo	em	crise”

donosdamidia.com.br/rede/21398.	 Acesso	 em:	
03/08/2011.	

GRAMSCI,	Antonio.	Cadernos do Cárcere.	Rio	de	Janeiro:	
Civilização	Brasileira,	1999	(v.3)

JAMBEIRO,	Othom		et	al.	A TV no Brasil do século XX.	
Salvador:EdUFBA,	2001.

KIELING,	Alexandre.	A digitalização nas indústrias criati-
vas e de conteúdos digitais.	In:		Panorama	da	comunicação	e	
das	telecomunicações	no	Brasil.	(org)	CASTRO,	Daniel,	
MELO,	José	Marques,	CASTRO,	Cosete.	Brasília:	Ipea,	
2010.	V.3.

LOPES,	Ivonete	da	Silva.	TVs Educativas catarinenses: re-
lações entre política, mercado  e sociedade civil.	Dissertação	de	
Mestrado,	UFF,	2010.	Disponível	em:	http://www.bdtd.
ndc.uff.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3789.	
Acesso	12/04/2012.	

MARTINS,	Ivan.	Um empresário que ninguém quer lembrar.	
Isto	 é	 dinheiro.	 Disponível	 em:	 http://www.istoedi-
nheiro.com.br/noticias/7952_UM+EMPRESARIO+-
QUE+NINGUEM+QUER+LEMBRAR	 .	Acesso	em:	
17/08/2011.

MEMÓRIA	 Globo. O Caso Time-Life.	 Disponível	
em:	 http://memoriaglobo.globo.com/Memoria-
globo/0,27723,5270-p-21890,00.html.	 Acesso	 em	
03/04/2011.

NERCOLINI,	Marildo	José. Brasil em tempo de censura. A 
nação repensada pela canção (no	prelo).

NEVES,	Angela	Vieira.	Cultura política e democracia partici-
pativa: um estudo sobre o orçamento participativo.	Rio	de	Janei-
ro:	Gramma,	2008.

NOGUEIRA,	Marco	Aurélio.	Um Estado para a sociedade 
civil: temas éticos e políticos da gestão democrática.	 São	Paulo:	
Cortez,	2005.	

OBSERVATÓRIO	 DO	 DIREITO	 À	 COMUNICA-
ÇÃO.  Sistema público de comunicação no Brasil:as conquistas 
e os desafios. Disponível	 em:	 www.direitoacomunicacao.
org.br/content.php?option=com...task...Acesso em	
30/03/2011



182

________.	A proposta de uma nova legislação para a comunica-
ção na Argentina.	Disponível	em:	http://www.direitoaco-
municacao.org.br/content.php?option=com_content&-
task=view&id=4812.	Acesso	em:	20/11/2011.

PIERANTI,	Octavio	Pena.	Políticas públicas para radiodifu-
são e imprensa.	Rio	de	Janeiro:	FGV,	2007.	

PRIOLLI,	Gabriel.	Antenas	da	brasilidade.	In: A TV aos 
50: criticando a televisão no seu cinquentenário.	Priolli,	Gabriel;	
Hamburger	 (orgs).	 São	 Paulo:	 Perseu	 Abramo,	 2003.	
(pp.13-24).

RAMOS,	Murilo	César.	Às	margens	da	estrada	do	futuro	
Comunicações,	políticas	e	tecnologia.	Murilo	César	Ra-
mos	–	Brasília,		coleção	FAC	–	editora	eletrônica,	2000.

SIMÕES,	Inimá.	Nunca	fui	santa	(episódios	da	censura	
e	 autocensura). In:	A TV aos 50: criticando a televisão no 
seu cinquentenário.	Priolli,	Gabriel;	Hamburger	(orgs).	São	
Paulo:	Perseu	Abramo,	2003.	(pp.65-94).

SOARES,	 Glaucio	 Ary	 Dillon.	Censura durante autoritá-
rio.	 Disponível	 em:	 http://www.anpocs.org.br/portal/
publicacoes/rbcs_00_10/rbcs10_02.htm.	 Acesso	 em	
09/09/2011.

Recebido:	09/07/2012
Aprovado:	27/08/2013




