UNATI / UATI
 
A UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade desenvolve-se desde de 2000 como Programa de Extensão na UNICENTRO-Campus Santa Cruz, com objetivo de contribuir para mudanças qualitativas no contexto sócio-econômico da Terceira Idade.

Constitui um espaço de interação das pessoas da Terceira Idade no âmbito universitário, congregando profissionais, professores, estudiosos e alunos de diversas áreas. Proporciona um espaço para atividades de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o congraçamento entre os alunos da UNATI, assim como sua inserção efetiva na comunidade universitária, bem como na comunidade em geral.

Atividades : As atividades desenvolvidas são de cunho acadêmico-extensionista com reflexões sobre o envelhecimento nos aspectos biopiscológicos, psicosociais, culturais, filosóficos, políticos, jurídicos, religiosos e econômicos. Estão em constante reformulação, visando atender às expectativas e condições de cada ano letivo.

A programação semanal neste ano de 2009 envolve várias áreas do conhecimento humano, havendo um equilíbrio entre atividades cognitivas e físicas: dança, tai-chi-chuan, hidroginática, “fisioenfer”, jogos esportivos e de tabuleiro, canto, teatro, nutrição, informática, espanhol, português.

Atividades Extras:

Delícias de tortas: comissão de unatianas que preparam deliciosas tortas ricamente decoradas que são comercializadas nos campi de Guarapuava e regularmente na Feira Agro-ecológica.

Sebo universitário: antigo sonho dos unatianos, tem intensa procura pelos acadêmicos, pois funciona na forma de troca e empréstimo; atende ao público na Feira Agro-ecológica.

Grupo de teatro Infância tardia: coordenado por uma aluna unatiana, tem apresentado divertidas peças em vários eventos culturais.

Grupo de danças Outono Dourado: coordenado por aluna unatiana, o Outono Dourado apresenta-se como grupo de danças folclóricas em eventos culturais e sociais, bem como em festivais de danças nacionais e internacionais, sempre obtendo excelentes classificações e trazendo para a Unicentro inúmeros troféus.

Passeios: São planejados passeios objetivando intercâmbio com outros grupos, passeios recreativos e culturais, com preparação prévia.

Eventos: São organizados eventos festivos e culturais e também palestras com profissionais especializados na temática do envelhecimento. Com objetivo de integrar a Unati com os demais grupos de terceira idade do município já foram realizados vários encontros oportunizando momentos de confraternização, diversão e conhecimento.

Projetos: Há participação ativa dos departamentos pedagógicos e setores administrativos da UNICENTRO, com docentes, discentes e agentes universitários ministrando disciplinas, mini cursos e oficinas. Há também a troca de extrema importância entre a comunidade (alunos da UNATI) e a Universidade, demonstrando assim a importância de atividades como estas para enriquecer o ensino e fortalecer a pesquisa, sendo este o conceito primordial da extensão universitária.

UNATI: UM ESPAÇO DE REALIZAÇÃO NO TEMPO DA MATURIDADE

INFORMAÇÕES:
Coordenação da Unati: Prof ª Maria Regina da Silva Vargas
Telefone: 3621.1340
e-mail: unati@unicentro.br

REALIZAÇÃO:
UNICENTRO/PROEX/DIREX/DIEC

 

 

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Rua Salvatore Renna - Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
(antiga Rua Presidente Zacarias de Góes)
CEP 85015-430
Guarapuava - PR
<< voltar