PAC/UNICENTRO - Programa de Avaliação Continuada da UNICENTRO

Com o objetivo de orientar, selecionar e classificar alunos-candidatos oriundos das escolas participantes do PAC, por meio dos desempenhos obtidos nas provas realizadas nas três séries do Ensino Médio, é que a UNICENTRO resolveu criar o Programa de Avaliação Continuada, PAC, como uma modalidade de seleção alternativa ao concurso vestibular, para ingresso nos cursos superiores de graduação da UNICENTRO.

Por meio de um programa que avalie continuamente, é possível verificar o progresso do aluno ao longo do Ensino Médio, evitando que o seu desempenho seja influenciado por uma situação momentânea, muitas vezes, determinada por fatores emocionais, como ocorre no vestibular. O aluno pode, também, superar suas deficiências a cada ano e traçar estratégias com mais liberdade.

O aluno, mesmo participando do PAC, poderá se inscrever nos concursos vestibulares, pois os processos acontecem separadamente.

O PAC incide sobre os conteúdos de cada uma das séries do Ensino Médio, em conformidade com o estabelecido pelos Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais, mediante a aplicação de provas anuais, designadas, respectivamente, PAC I, PAC II e PAC III, iniciando-se, obrigatoriamente, no decorrer da primeira série do Ensino Médio.

Em 2009, os alunos interessados em participar do programa, devem ficar atentos ao edital de abertura das inscrições ao PAC I.

Para participar do programa, o candidato preenche, on-line, a inscrição pelo endereço eletrônico www.unicentro.br e, na sequência, imprime o requerimento de inscrição e o boleto bancário para pagamento do valor da inscrição.

No decorrer da primeira série do Ensino Médio, o candidato, ao fazer a inscrição, opta pela Língua Estrangeira, inglesa ou espanhola, a qual deve ser mantida nas três etapas do PAC.

A opção pelo curso só será efetuada por ocasião da inscrição na prova do PAC III.

As provas serão realizadas anualmente, num único turno e em um período de quatro horas, nos Campi Universitários de Guarapuava e Irati e Campi Avançados em Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis.

O número de vagas ofertadas pelo PAC será de vinte por cento do total das vagas anuais de cada curso, turno e local de oferta pela UNICENTRO.

As provas serão constituídas por uma Redação e cinquenta questões de múltipla escolha, abrangendo as seguintes disciplinas do Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa, Matemática e Química, de acordo com os Parâmetros/Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais para o Ensino Médio.

A pontuação final do candidato será a média obtida pela soma das notas de cada uma das três etapas.

Os candidatos são classificados pela ordem decrescente, de conformidade com o somatório das provas do PAC I, PAC II e PAC III.

Em breve, será disponibilizado o Manual do Candidato, com todas as informações sobre o programa.

Os alunos aprovados pelo Programa de Avaliação Continuada ingressarão na UNICENTRO em 2012.

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Rua Salvatore Renna - Padre Salvador, 875 - Santa Cruz
(antiga Rua Presidente Zacarias de Góes)
Guarapuava - PR